Sejam todos muito bem-vindos! Depois de um ano de sucesso é chegada a hora de "mimar" o nosso blogue alterando-lhe o visual... ;) Alteram-se umas coisas, mas continua-se a apostar no mais importante: Partilha, Estudo e Brincadeira... para que possamos aprender sempre um pouco mais! Portanto mãos à obra, pois "Saber é Poder"!!! ;) Hugs and Kisses
RSS

Páginas

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Exposição Halloween - BE

Caros pais/EE,
encontram-se expostos na Biblioteca da nossa escola os trabalhos dos alunos do 6ºC e E.
Apareçam... Os alunos estão de Parabéns  ;)







Aqui uma lembrancinha para os alunos pelo esforço realizado :)

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

concurso de quadras de São Martinho

CONCURSO DE QUADRAS TRADICIONAIS
S. MARTINHO
2016/2017

   


REGULAMENTO
  1. O concurso está aberto a todos aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclo do Agrupamento Matilde Rosa Araújo;

2.   As quadras tradicionais (com rima) têm de ser inéditas e obedecer ao tema do S. Martinho.

  1. As quadras poderão ser ilustradas com desenhos /ou colagens, apresentadas em folha A4 branca, manuscritas ou a computador.

  1. Cada turma pode concorrer com o máximo de três quadras devendo o professor de Português proceder a uma seleção.

  1. Os trabalhos dos alunos serão entregues ao respetivo professor de Português, que fará uma lista com a identificação completa dos concorrentes (nome, número, ano e turma).

·         Aconselha-se, para o efeito, que seja lida uma versão da lenda de S. Martinho, podendo, nessa aula, o professor dar oportunidade aos alunos para elaborarem as quadras.




  1. O professor de Português fará chegar os trabalhos devidamente identificados à coordenadora da Biblioteca Escolar, em envelope fechado, até ao dia 4 de novembro.

7.   Os trabalhos serão apreciados por um júri composto por três professores.

8.   Os critérios de selecção serão os seguintes:

·         Fidelidade às normas deste Regulamento.
·         Correção linguística e coerência textual.
·         Propriedade vocabular.
·         Criatividade.
·         Originalidade.

9.   Das decisões do júri não haverá apelação.

10.Os resultados do concurso das quadras de S. Martinho serão divulgados na segunda semana de novembro.

11.Os trabalhos serão expostos na Biblioteca Escolar da Escola sede do Agrupamento.

12.As quadras dos três primeiros classificados serão publicadas no Blogue da Biblioteca Escolar.

13.Os vencedores do concurso receberão um prémio simbólico.



Organização: Departamento de Línguas
 Biblioteca Escolar/CRE



terça-feira, 11 de outubro de 2016

Texto de opinião - 6C

                  A influência da televisão na sociedade



Nos dias de hoje, quase todos temos televisão em casa. É um acessório indispensável, que faz parte das nossas vidas. Consideramos que a televisão está, porém, a ser usada de uma forma pouco apropriada. As opiniões divergem, no entanto todos temos que ponderar os prós e os contras do uso da mesma.
Assistir a programas culturais e informativos tem os seus benefícios, pois ficamos informados sobre tudo o que se passa ao nosso redor, no país e no mundo. Através da televisão temos ainda acesso a canais de entretenimento, que nos oferecem filmes e diversão, sem que para isso tenhamos de sair de casa ou gastar dinheiro no cinema. Conseguimos obter conhecimentos sobre diversos locais e vários assuntos diferentes – aumentamos a nossa cultura geral – sem que para isso seja necessário sair do mesmo local. Por fim, é também facto que, a televisão faz “companhia” a pessoas que estão sozinhas, ou que por motivos de saúde não podem sair de casa.
Pelo contrário, ao assistirmos a mais de duas horas diárias de televisão corremos o risco de nos tornarmos obesos - visto que não praticamos exercício físico, ingerimos uma maior quantidade de alimentos que fazem mal à saúde – de desenvolver problemas ao nível da visão, tornamo-nos antissociais, já que não convivemos com outras pessoas e passamos menos tempo em família. Há ainda o risco de assistirmos a programas que não são apropriados à nossa idade e que tendem a tornar-nos violentos e /ou agressivos para com os nossos pares.

Finalmente, depois de refletirmos sobre este assunto percebemos que a televisão tem aspetos positivos e negativos sendo necessário usá-la com moderação e supervisão acima de tudo.

Televisor no quarto - texto de opinião 6E

          Aspetos positivos e negativos da Televisão

                Nos dias de hoje, há cada vez mais crianças e adultos que passam demasiado tempo a assistir televisão.  Na nossa opinião, trata-se de um assunto que todos deveríamos ponderar cuidadosamente, pois para além dos benefícios a televisão traz também, e cada vez mais, muitos malefícios.    
Como aspetos positivos a mencionar destacámos, por exemplo: o convívio com a família, quando assistimos TV juntos; a aquisição de novos conhecimentos  ao assistir programas culturais e informativos e o facto de estarmos constantemente informados do que se passa à nossa volta… e tudo isto com apenas um clique!
Pelo contrário, ao assistirmos a mais de 2 horas de TV por dia, estamos a por em risco a nossa saúde: obesidade; problemas de visão; risco de desenvolver AVC, … .  Tornamo-nos mais violentos/agressivos ao termos acesso a conteúdos e programas que não são adequados à nossa idade; não praticamos exercício físico; tornamo-nos antissociais e, para concluir, somos vítimas da publicidade excessiva que nos torna consumistas.
Para finalizar, depois de reflectirmos sobre este tema chegámos à conclusão que a televisão pode ser benéfica se a utilizarmos com moderação.

Turma E – 6ºano

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Outdoor classroom Day - Dia de aulas ao ar livre - outubro





Não podia ser melhor... bom tempo e aprender ao ar livre!!!
Hoje foi assim. Dia de Aulas ao Ar Livre com as turmas C e E do 6ºano no Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo!
Vamos repetir com toda a certeza!! ;)



EM QUE CONSISTE?

O QUE É O DIA DE AULAS AO AR LIVRE?

O Dia de Aulas ao Ar Livre faz parte de uma campanha global criada para celebrar e inspirar a brincadeira e a aprendizagem ao ar livre. Porquê? Porque, simplesmente, apesar de pais e professores reconhecerem a importância do tempo passado ao ar livre, muitas vezes este é esquecido.
Qualquer pessoa que conheça o resultado de deixar as crianças aprenderem e brincarem ao ar livre, sabem o quão poderosa pode ser essa experiência. Brincar é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças, o que significa que é uma parte integrante de todos os dias. Aprender ao ar livre, ou “aprender fazendo”, cria memórias duradouras e deixa as crianças construírem uma maior consciência do ambiente, criando mais oportunidades para pensarem de forma independente, e se sentirem mais envolvidas com a aprendizagem.
Inspirado no Empty Classroom Day que já acontece no Reino Unido à 6 anos, o nosso objetivo é conseguir que um maior número possível de crianças desfrute de aulas ao ar livre na quinta-feira 18 de maio de 2017. Nem que seja apenas uma aula. E não se esqueça que a hora do recreio deve ser celebrada também!
in: https://diadeaulasaoarlivre.pt/sobre/

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

* Dia de aulas ao ar livre* Outdoor classroom day


O Dia de Aulas ao Ar Livre faz parte de uma campanha global criada para celebrar e inspirar a brincadeira e a aprendizagem ao ar livre. Porquê? Porque, simplesmente, apesar de pais e professores reconhecerem a importância do tempo passado ao ar livre, muitas vezes este é esquecido.
Aprender ao ar livre, ou “aprender fazendo”, cria memórias duradouras e deixa as crianças construírem uma maior consciência do ambiente, criando mais oportunidades para pensarem de forma independente, e se sentirem mais envolvidas com a aprendizagem.
Inspirado no Empty Classroom Day que aconteceu no Reino Unido (a 17 de junho deste ano), o  objetivo foi fazer com que os alunos desfrutassem de um dia de  aulas ao ar livre . Nem que fosse apenas uma aula. 
E foi o que aconteceu hoje na nossa escola. Os alunos da turma E e C do sexto ano tiveram as suas aulas ( de Português) ao ar livre... pelo comportamento e empenho dos alunos, tudo indica que gostaram e aprovaram!
Expêriencia a repetir em maio...