MODELOS
DE
ESCRITA-
Guião para dramatização
1. Por onde começar?
Antes de mais, devo
definir os elementos do meu guião. Posso partir de uma história que já conheço
ou que me é contada pelo professor. Também posso criar uma história totalmente
nova.
Quantas personagens tem a história?
Que características têm as personagens?
Como são fisicamente?
Qual é o seu estado de espírito?
Em que espaço(s) se passa a ação?
O que vai acontecer?
A ação passa-se de noite, de dia, no verão, no inverno…?
Quanto tempo dura?
2. O que devo escrever nas indicações cénicas
iniciais?
Antes de escrever as
falas das personagens, posso definir vários elementos nas indicações cénicas
iniciais.
Essas informações
aparecem destacadas em itálico ou em negrito e podem indicar, por exemplo:
O tempo
Fim de tarde de Outono.
As personagens em cena
Uma família de quatro elementos: mãe,
pai, filho, filha.
O espaço e os elementos do cenário
Uma enorme sala de jantar, com uma mesa
grande, preparada para uma refeição.
3. Como devo assinalar as falas das personagens e
as indicações cénicas que as acompanham?
Antes de escrever a fala
de uma personagem, devo identificá-la:
Mãe – Já é tarde. Devíamos começar a jantar.
Posso sempre colocar informações cénicas
numa fala, ou entre as falas das personagens:
Pai – (Inquieto,
a andar de um lado para o outro) Tens
razão. Mas algo me diz para esperarmos mais um pouco.
(A mãe
levanta-se do sofá e olha para as crianças que brincam junto à lareira.)
4. Que recursos posso usar para tornar as falas
mais vivas e reais?
Posso usar repetições:
Mãe – Mas… mas passa-se algo?
Posso usar vários tipos
de frase:
Pai – Não sei. Sinto que está para acontecer alguma coisa de
especial! Não sentes nada?
Posso usar interjeições
e onomatopeias:
Mãe – Credo! Dizes cada
coisa!
Posso criar um ambiente
de mistério:
(Vindo
de fora, começa a ouvir-se um estranho barulho cada vez mais intenso.)
5. No final, como posso verificar o meu texto?
Quando
acabar, não me posso esquecer de verificar
- se as falas e as indicações cénicas estão bem assinaladas;
- se o texto é fácil de compreender;
- se o texto faz sentido;
- se a linguagem é a mais adequada;
- se a pontuação está corretamente assinalada;
- se a ortografia está correta.
0 comentários:
Enviar um comentário