Sejam todos muito bem-vindos! Depois de um ano de sucesso é chegada a hora de "mimar" o nosso blogue alterando-lhe o visual... ;) Alteram-se umas coisas, mas continua-se a apostar no mais importante: Partilha, Estudo e Brincadeira... para que possamos aprender sempre um pouco mais! Portanto mãos à obra, pois "Saber é Poder"!!! ;) Hugs and Kisses
RSS

Páginas

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Sílabas gramaticais e sílabas métricas

Sílabas gramaticais e sílabas métricas


Todas as palavras são compostas por sílabas que, por sua vez, são constituídas por outros elementos ainda menores: a letra, se estivermos a pensar na palavra escrita, ou o fonema, se estivermos a pensar na palavra falada. 
No entanto, existem ainda dois tipos de sílabas: as sílabas gramaticais, mais fáceis de identificar na palavra escrita, e as sílabas métricas, mais fáceis de identificar na palavra falada.


Para melhor compreender, olhemos para a seguinte palavra:

televisão

Ora, qualquer um consegue identificar as quatro sílabas que compõem esta palavra: te-le-vi-são. Estas são as sílabas gramaticais. 

Mas como é pronunciada a palavra?
Mas no português falado, o mais comum é dizer "tle-vi-são". Assim, por muito que a palavra "televisão" tenha quatro sílabas, a palavra pronunciada "tlevisão" tem apenas três. E aqui se vê a importância de distinguir entre sílabas gramaticais e sílabas métricas, ou seja, as sílabas que de facto pronunciamos ao falar.

Recorda que a poesia é escrita não para ficar bonita no papel, mas para atingir um ritmo agradável, que é apreciado quando se recita o texto poético. Por esta razão, a lírica não avalia o número de sílabas gramaticais do poema, mas sim o número de sílabas métricas, aquelas que são pronunciadas e que, por isso, criam o ritmo dos versos.

Agora que já vimos a importância das sílabas métricas para a poesia, continuemos com a experiência. Olhemos para as duas frases que se seguem:

A Ana chegou tarde à escola.
A Lena chegou tarde à cantina.

Analisemos o número de sílabas gramaticais presentes:
A / A/na / che/gou / tar/de / à / es/co/la. = 11 sílabas gramaticais
A / Le/na / che/gou / tar/de / à / can/ti/na. = 11 sílabas gramaticais

Resta agora ler as frases e contar as sílabas métricas que encontrarmos:
A_A/na / che/gou / tar/de_à_es/co/(la). = 7 sílabas métricas
A / Le/na / che/gou / tar/de_à / can/ti/(na). = 9 sílabas métricas

Reparem como as vogais de duas palavras diferentes se unem quando estão lado a lado, tornando-se numa única sílaba métrica. E, se disserem as frases em voz alta, hão-de reparar que, na última palavra de cada frase, as sílabas átonas finais quase que desaparecem. Por isso, elas não são contabilizadas quando fazemos a contagem de sílabas métricas.


  • A contagem das sílabas métricas realiza-se até à última sílaba acentuada do verso, ocorra ela na última, penúltima ou antepenúltima sílaba gramatical da palavra (Ex.: mi/nhas / /(grimas); meu / de/se/(jo); meu / co/ra/ção). 


  • Hiato - quando duas vogais tónicas estão lado a lado, não pode haver contração das duas, pelo que ocorre um hiato, ou seja, mantêm-se em sílabas independentes mesmo que uma das sílabas tónicas enfraqueça. O hiato diminuía a fluidez do verso, razão porque os autores se esforçam por o evitar (Tu ontem... = tu / on/tem). 
  • Diérese - Separação de duas vogais seguidas dentro de uma mesma palavra, de modo a que constituam duas sílabas diferentes (Ex.: sa/u/da/de).
  • Sinérese - União de duas vogais, no interior de uma mesma palavra, que originalmente não formavam ditongo, de modo que constituam uma única sílaba (Ex.: pie/da/de).
Tal como acontece com as estrofes, também os versos recebem um nome específico de acordo com o número de sílabas métricas que os constituem:
  • monossílabo - uma sílaba
  • dissílabo - duas sílabas
  • trissílabo - três sílabas
  • tetrassílabo - quatro sílabas
  • pentassílabo ou verso de redondilha menor - cinco sílabas
  • hexassílabo - seis sílabas
  • heptassílabo ou verso de redondilha maior - sete sílabas
  • octossílabo - oito sílabas
  • eneassílabo - nove sílabas
  • decassílabo - dez sílabas
  • hendecassílabo - onze sílabas
  • dodecassílabo ou verso alexandrino - doze sílabas

in: http://criarmundos.do.sapo.pt/Literatura

0 comentários:

Enviar um comentário