Atenção que o teste de Português é já no dia 2 de março.
Estudem muito bem a Unidade 4 - tudo!!!
GRamática a estudar é toda a que demos desde o início do ano!
Matriz:
Matriz:
Objetivos/descritores
|
Conteúdos
|
Cotações
|
Grupo I – Leitura
• Ler e compreender
um texto
expositivo/informativo;
• Ler e compreender um
verbete
de dicionário ou de enciclopédia. |
Leitura
• Características do
texto;
• Inferências;
• Análise (escolha
múltipla, ordenação,
correspondências, respostas diretas).
|
20%
|
Grupo II – Leitura, Educação Literária e Escrita
• Ler e compreender
um texto narrativo;
• Caracterizar
personagens;
• Classificar o
narrador de um texto,
quanto à sua presença;
• Localizar a ação
no tempo e no espaço;
• Explicar o sentido
de frases, provérbios
e/ou expressões idiomáticas;
• Identificar
recursos expressivos: comparação;
• Identificar
sentimentos evidenciados pelas
personagens;
• Identificar
sensações sugeridas;
• Compreender a
intenção do autor dos textos.
|
Leitura, Educação Literária e Escrita
• Características e
estrutura do texto narrativo;
• Caracterização
física e psicológica
de personagens;
• Narrador
participante e não participante;
• Localização no
tempo e no espaço;
• Provérbios e
expressões idiomáticas;
• Recursos
expressivos (comparação);
• Sentimentos
evidenciados;
• Sensações
sugeridas;
• Intenção do autor.
|
30%
|
Grupo III – Gramática
• Identificar
funções sintáticas;
• Identificar os
paradigmas flexionais dos verbos
regulares (tempos simples);
• Diferenciar frases
ativas de frases passivas;
• Conhecer as
subclasses do verbo;
• Distinguir os
auxiliares dos tempos compostos
dos auxiliares da passiva;
• Diferenciar frases
simples de frases
complexas.
.
|
Gramática
• Funções
sintáticas;
• Paradigmas
flexionais dos verbos regulares
(tempos simples);
• Frases ativas e
frases passivas;
• Subclasses do
verbo (verbos principais,
verbos copulativos e verbos auxiliares);
• Auxiliares dos
tempos compostos
(ter e haver) e auxiliar da
passiva (ser);
• Frases simples e
frases complexas.
|
20%
|
Grupo IV – Escrita
• Produzir, correta
e adequadamente, um texto,
a partir de um tema proposto;
• Produzir um texto
coerente e coes,
obedecendo a regras de encadeamento lógico
das partes que o integram; construção do
parágrafo e da frase; ortografia, pontuação,
sintaxe e vocabulário;
• Respeitar as fases
da escrita: planificação,
textualização e revisão.
|
Escrita
• Texto orientado
(texto narrativo).
|
30%
|
0 comentários:
Enviar um comentário