Sejam todos muito bem-vindos! Depois de um ano de sucesso é chegada a hora de "mimar" o nosso blogue alterando-lhe o visual... ;) Alteram-se umas coisas, mas continua-se a apostar no mais importante: Partilha, Estudo e Brincadeira... para que possamos aprender sempre um pouco mais! Portanto mãos à obra, pois "Saber é Poder"!!! ;) Hugs and Kisses
RSS

Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Prova de Aferição -> Composições

Sugestões para composições

2003
Continuação de uma história – Narra as aventuras do coelhinho malhado, incluindo no texto um momento de diálogo e dando um final feliz à história.
2004
Conta o que aconteceu na missão do Super-Rato, situando os acontecimentos no espaço e no tempo. Descreve os comportamentos e sentimentos das personagens.
2005
Escreve uma carta aos teus pais, relatando o que aconteceu na tua viagem e as conversas que tiveste cm os outros passageiros.
2006
Escreve uma história que tenha como elemento fundamental uma chave verde e que comece assim: Era uma vez um rei de um reino muito distante. Um dia, ao amanhecer, descobriu, preocupado, que a pequena chave verde que guardara na gaveta da cómoda tinha desaparecido.
2007
Um dia o velho do realejo e Catarina voltaram a encontrar-se. Narra esse encontro, referindo quando e onde se encontraram. Inclui o diálogo de ambos.
2008
Conta uma aventura, real ou imaginária, em que tu e o teu animal de estimação sejam os protagonistas, isto é, as personagens principais.
Outras…

Continua a história com o seguinte início:

Imagina que és um rapaz que se chama André ou uma rapariga chamada Mariana. Escreve a um amigo, amiga ou familiar para o convidares a passar uns dias de férias no local onde vives e que se chama Castro de Aprendiz. Indica as razões do convite, o que podem visitar, as brincadeiras que podem fazer, como são as pessoas, etc.

Escreve um diálogo de 20 a 25 linhas entre ….. e……..

Escreve um texto de 20-25 linhas, com diálogo, que conte uma história passada entre uma foca e um pinguim. Não te esqueças dos problemas ambientais de que são vítimas estes animais.

Com certeza já passaste férias numa cidade do nosso país ou do estrangeiro. Relata a tua experiência, quando, onde e com quem foste, o meio de transporte utilizado, os monumentos que visitaste, o que mais gostaste de fazer, o que aprendeste.

Conta uma aventura da tua infância que te traga boas recordações. Refere o local, o que aconteceu, como terminou a aventura, por que motivo a recordas, como avalias hoje esse acontecimento.

Na história que acabaste de ler, o marido ofereceu à mulher um espelho. Imagina que o espelho era mágico e que tal facto surpreenderia ainda mais a mulher.

Imagina uma história que se baseie no princípio «A união faz a força». Escreve um texto de 20-25 linhas e dá-lhe um título sugestivo.


0 comentários:

Enviar um comentário