Sejam todos muito bem-vindos! Depois de um ano de sucesso é chegada a hora de "mimar" o nosso blogue alterando-lhe o visual... ;) Alteram-se umas coisas, mas continua-se a apostar no mais importante: Partilha, Estudo e Brincadeira... para que possamos aprender sempre um pouco mais! Portanto mãos à obra, pois "Saber é Poder"!!! ;) Hugs and Kisses
RSS

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Notícia

Atenção às caraterísticas desse género textual

 Uma notícia é uma narração ordenada, objetiva e clara de fatos recentes ou de situações, com interesse público, sem comentários nem apreciações.


Uma notícia divide-se em quatro partes:
I- título (obrigatório)
II- subtítulo (facultativo)
III- cabeça da notíciaparágrafo-guia ou lead 
(obrigatório)
IV- e corpo da notíciadesenvolvimento ou body 
(obrigatório)

I- Título
Deve resumir a notícia no menor número possível de palavras. Deve, o mais possível, começar do mais importante para o menos importante, como toda a notícia.

II- Subtítulo
Surge depois do título. É facultativo

III- Lead
Este parágrafo é, frequentemente, escrito em caracteres diferentes e destacado do corpo da notícia. Começa do mais importante para o menos importante. Responde às seguintes perguntas:
1- Quem? - Sujeito da frase, afirmação mais importante da notícia, palavra-chave, palavra ou expressão com mais carga dramática, o resultado do acontecimento...
2- O quê? - Predicado (verbo) e complemento direto ou indireto. É o acontecimento.
3- Onde?
4- Quando?

IV- Corpo da Notícia, Desenvolvimento 
Desenvolve as informações do parágrafo-guia, sempre do mais importante para o menos importante. Além disso, desde que haja elementos, responde às questões:
1- Como?
2- Porquê?
Uma notícia deve ser feita de tal forma que, se retiramos o último parágrafo, o conteúdo da mesma não seja praticamente afetado.


 inhttp://linguaportuguesacems.blogspot.pt/2013/04/producao-de-texto-noticia-partir-de-uma.html

0 comentários:

Enviar um comentário