Reino Unido: Mexer o pudim
Se estiver num típico lar britânico e se quiser que os seus sonhos de Natal se tornem realidade, porque não cumprir a tradição de pedir um desejo enquanto mexe o pudim? Para quem não conhece este doce, um Pudim de Natal (Christmas pudding) é feito com uma mistura rica de frutos cristalizados, frutos secos e banha, depois mergulhada em álcool e flamejada num quarto escuro. Por vezes incluem-se pequenas moedas de prata na massa para que quem as ache tenha muita sorte.
Itália: La Befana
Enquanto que na maioria dos países quem entrega os presentes é o Pai Natal, a tradição em Itália dita que por lá quem o faz é uma doce velha bruxa chamada La Befana..
De acordo com a lenda cristã, três sábios que iam visitar Cristo abordaram La Befana para pedir indicações. Ela não pôde ajuda-los, mas foi tão simpática que os homens a convidaram para seguir viagem com eles. Ela recusou o convite, dizendo que as lides da casa lhe tomavam todo o seu tempo.
Diz-se que La Befana se arrependeu de não ter ido com os três homens e que desde então vagueia pelo planeta à procura dos sábios e do menino Jesus, deixando presentes nas casas que encontra pelo caminho.
República Checa: Atirar Sapatos
Na noite de Natal, todas as mulheres checas solteiras participam num ritual tradicional de adivinhação do futuro. O objectivo é saber qual vai ser o seu estado civil no ano seguinte e para isso tiram um sapato, viram-se de costas para uma porta e atiram-no por cima do ombro. Se o sapato aterrar com a ponta virada para a porta, então a mulher que o atirou está destinada a casar no ano seguinte. Aquelas cujos sapatos aterrarem com o salto em direcção à porta terão que esperar pelo menos mais 12 meses até poderem exibir um anel de noivado no dedo...
Ucrânia: aranhas e teias
Na Ucrânia, as árvores de Natal são decoradas com todos os ornamentos tradicionais e ainda com um outro menos comum: uma aranha e respectiva teia. De acordo com a lenda, uma pobre viúva que não tinha dinheiro para decorar a sua árvore acordou um dia para vê-la embelezada por uma linda teia de aranha. O Natal da viúva tornou-se assim feliz e próspero e portanto os ucranianos colocam uma teia de aranha e uma aranha artificiais escondidas na árvore no meio das bolas e luzes. Quem conseguir encontrar a aranha e teia terá muita sorte.
Venezuela: Patinar até à missa
Em Caracas, capital venezuelana, a tradição dita que todos os cidadãos devem ir de patins para a missa da manhã de dia 25. Muitas zonas estão cortadas ao trânsito até às 8 da manhã para permitir que as pessoas possam patinar. Na noite anterior, as crianças atam um dos atacadores ao dedo grande do pé e põem o patim do lado de fora da janela - assim, quem patina por ali de manhã pode dar um puxão amigável e dizer 'Feliz Natal' de uma forma pouco comum!
Catalunha: Caganer
Montar o presépio faz parte da celebração do Natal em muitas culturas. O presépio tradicional da Catalunha inclui, contudo, uma figura um pouco menos ortodoxa: entre a comitiva que acompanha o menino Jesus está também um caganer, ou seja, uma figura que defeca. Esta personagem é retratada com as calças para baixo, agachada e a defecar no chão. Normalmente coloca-se num canto discreto do presépio, o que torna a tarefa de o descobrir um divertimento para as crianças.
Existem muitas teorias sobre como o caganer ganhou um papel indispensável no presépio catalão e muitas pessoas acreditam que a sua acção representa o fertilizar da terra e o desejo de uma boa colheita.
Os caganers costumavam ser representações de homens comuns em roupas tradicionais. Actualmente, os mais célebres são aqueles que retratam figuras públicas e celebridades, como o que está representado nesta fotografia: o caganer Cristiano Ronaldo.
Noruega: vassouras escondidas
A tradição norueguesa diz que a noite de Natal atrai uma série de bruxas e espíritos malignos. Assim, é costume que em todos os lares noruegueses se escondam as vassouras antes de cair a noite, não vá alguma criatura diabólica deitar-lhes as mãos disformes. Entretanto, os corajosos homens da família vão até à rua para disparar uma espingarda... é suposto que o som afugente os espíritos.
0 comentários:
Enviar um comentário