Sejam todos muito bem-vindos! Depois de um ano de sucesso é chegada a hora de "mimar" o nosso blogue alterando-lhe o visual... ;) Alteram-se umas coisas, mas continua-se a apostar no mais importante: Partilha, Estudo e Brincadeira... para que possamos aprender sempre um pouco mais! Portanto mãos à obra, pois "Saber é Poder"!!! ;) Hugs and Kisses
RSS

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Categorias da narrativa - revisão


 Todas as narrativas são fruto da imaginação de um autor: a pessoa que imaginou  e escreveu a história.

    Quem nos conta a história é o narrador.

    Não devemos confundir o autor ( ser real, de carne e osso) com o narrador ( ser imaginario criado pelo autor, que só tem existência na narrativa).

    Se o narrador fizer parte da história, é participante e utiliza um discurso de 1ª pessoa. Neste caso, o narrador é também uma personagem.

    Se o narrador se limita a contar uma história vivida por outros, não fazendo parte dela, é um narrador não participante e usa um discurso de 3ª pessoa.

    As personagens vivem acontecimentos. À sequência de acontecimentos vividos pelas personagens, e que se desenrolam num determinado espaço e ao longo de um determinado tempo, dá-se o nome de acção.

    As personagens podem ser muito importantes para o desenrolar da acção- personagens principais- ou menos importantes - personagens secundárias.

Agora que conheces as categorias da narrativa ( narrador, personagens, acção, tempo, espaço), vais verificar que a narrativa tem uma determinada estrutura, ou seja, uma organização.

    Na introdução é feita a apresentação das personagens e localiza-se a acção no espaço e no tempo. Corresponde a um momento de pausa (descrição).

     No desenvolvimento os acontecimentos sucedem-se uns após os outros, o ritmo da narrativa acelera, a acção avança rapidamente. Predominam os momentos de avanço (narração).

    A conclusão corresponde à parte final da narrativa. é normalmente, uma parte curta, rápida, com predomínio de momentos de avanço.

O que deves saber: 


Narrativa- é um texto que conta uma história. Num texo narrativo a acção pode localizar-se:
- no espaço (indica onde se passa a acção).
- no tempo (indica quando se passa a acção).

  • Autor- é a pessoa que imagina e escreve a a narrativa. 
  • Narrador - é um ser imaginário, criado pelo autor, a quem cabe contar a história. Pode ser:
participante ( se participa na história como personagem).
não participante ( se conta a história, sem participar nela).

  • Personagens- são também seres imaginários, criados pelo autor, que tomam parte ( participam) na historia. 
personagem principal ( muito importante para o desenrolar da narrativa)
personagem secundária ( menos importante no desenrolar da narrativa).

  • Partes da narrativa
- introdução;
- desenvolvimento;
- conclusão.

A um texto com estas características, damos o nome de narrativa fechada. Quando não conhecemos a conclusão, dizemos que se trata de uma narrativa aberta.


0 comentários:

Enviar um comentário