Sejam todos muito bem-vindos! Depois de um ano de sucesso é chegada a hora de "mimar" o nosso blogue alterando-lhe o visual... ;) Alteram-se umas coisas, mas continua-se a apostar no mais importante: Partilha, Estudo e Brincadeira... para que possamos aprender sempre um pouco mais! Portanto mãos à obra, pois "Saber é Poder"!!! ;) Hugs and Kisses
RSS

Páginas

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

texto narrativo

Texto Narrativo

O texto narrativo (ou narrativa) é um texto do qual fazem parte acções e descrições onde é contada uma história. Este tipo de texto é geralmente organizado em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Acção

A acção do texto narrativo pode-se localizar tanto no espaço (onde) como no tempo (quando).

Autor

O autor é quem imagina e escreve a narrativa.

Narrador

O narrador é quem conta a história e pode ser participante (se participa na história como personagem), ou não participante (se apenas conta a história sem fazer parte das personagens).

Personagens

As personagens são seres imaginários criados pelo autor e é através deles que decorre a acção. Pode existir um personagem principal ou mais que um numa história, assim como as personagens secundárias.

Retrato

O retrato é realizado pelo autor para dar a conhecer os personagens aos leitores. O retrato dos personagens pode ser realizado através de características físicas ou psicológicas das personagens.

Recursos expressivos

Para dar uma maior expressividade ao texto, os autores utilizam certos processos designados por recursos expressivos. Os mais importantes são:
Onomatopeias – Quando são utilizadas palavras que procuram imitar sons ou ruídos. Ex: ão, ão; bum!.
Adjectivação – Quando se utilizam adjectivos para descrever personagens, paisagens, situações, etc… Ex: A menina bonita de ténis amarelos e pesados, naquele dia quente e alegre…
Aliteração - Quando se repete o mesmo som. Ex: O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia.
Repetição – Quando se repete a mesma palavra ou palavras. Ex: Tu és bela, ela é bela, a lua é bela nós somos belos.
Personificação – Quando se atribuem características humanas a objectos ou a animais. Ex: A lua parou e chorou a noite inteira.
Comparação – Quando se compara uma coisa a algo semelhante ou igual. Ex: Alegre como um pardalinho atrás do pão.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quem diria que voltaria a este blog para dar uma olhadela na matéria realmente dá muito jeito a stora bem dizia, continuação do bom trabalho professora Cristina e bom natal.
Ex-Aluno da EBI de Sao Bruno

Anónimo disse...

Frederico Cardoso

Enviar um comentário