Sejam todos muito bem-vindos! Depois de um ano de sucesso é chegada a hora de "mimar" o nosso blogue alterando-lhe o visual... ;) Alteram-se umas coisas, mas continua-se a apostar no mais importante: Partilha, Estudo e Brincadeira... para que possamos aprender sempre um pouco mais! Portanto mãos à obra, pois "Saber é Poder"!!! ;) Hugs and Kisses
RSS

Páginas

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

correção da ficha de avaliação - fevereiro 2014

Correção da ficha de avaliação – (fevereiro 2014)
---------------------Texto narrativo-----------------
Ex.1
1.1         – O autor é António Mota.
1.2         – A obra é “O grilo Verde”.
1.3         – O espaço da narrativa é na horta do tio Manuel Liró.
1.4         – O tempo da ação é: “Numa tarde de domingo” e “certo dia”.
1.5         – AS personagens do texto são: o grilo verde e os grilos pretos.
1.6         – O narrador deste texto é não-participante (ausente).
1.6.1– “Resolveram fazer-lhe uma visita.”

2.1 – c)
2.2 – d)
2.3 – a)
3. AS diferenças existentes entre o “grilo espantoso” e os outros grilos são: ser verde e assobiar modinhas.
4. Um adjetivo que traduz o estado de espírito é: indignados, preocupados, espantados, revoltados…
4.1 – “E por tua causa todos os grilos do mundo ficam desacreditados.”
5- Os grilos resolveram fazer-lhe uma visita para falar com ele.
6- “ E vós – perguntou – por que não sois verdes e não sabeis cricrilar…”
“Não vejo mal nisso…”
7- SE os Homens o vissem iam dizer aos seus amigos e todos os grilos iam ficar desacreditados.
8- Os grilos decidiram que  o grilo verde deveria mudar de cor e cricrilar.
10-
a)   Falso
b)  Verdadeiro
c)    Falso
d)  Verdadeiro
e)   Falso
f)     Verdadeiro
g)   Falso
11 – d/ e/b /a /f/ c             

-------------------Texto B – texto poético-------------
12- A ação localiza-se numa floresta.
13.1 – Quem pronunciou estas palavras foi o leão.
14.1 – O leão estava cansado porque tinha caminhado muito.
14.2 - Naquele momento o leão era comparado a um caracol .
14.3 – Quando se deitou ele pensou num lençol.
15 – Os versos significam que o sol despareceu e que começou a chover.
16.1 – A palavra foi escrita desta forma para mostrar que a língua era muito comprida.
17. A conclusão a que chegou no final foi que preferia continuar a dormir no chão e ser leão.
18
a)”encolheu-se como um caracol”
b) “ As nuvens choraram”
c) “Rhããoo!!”
19- O poema é constituído por 13 estrofes
20- A primeira estrofe é um terceto e a terceira estrofe é uma décima.
21- “Tanto andou”
------------------------------2º Parte----------------------
22- a) nome= canteiro; pronome= nossa; adjetivo= pretos; verbo= crescer; determinante= X
23.1
Sujeito: o leão;
Predicado: encontrou um camaleão;
Complemento Direto: um camaleão.
24.
a) linguareiro – palavra derivada por sufixação;
b) esvoaçar – palavra derivada por prefixação e sufixação;
c) infeliz – palavra derivada por prefixação.
25.
a)Então o leãozinho pensara numa cama.
b) Então o leãozinho pensava numa cama.
c) Então o leãozinho pensará numa cama.
d) Então o leãozinho tinha pensado numa cama.
26. Eles fizeram-lhe uma visita.
27.
a) Estava
b) viu
c) gritaram
d) exclamou

                                       

0 comentários:

Enviar um comentário