Sejam todos muito bem-vindos! Depois de um ano de sucesso é chegada a hora de "mimar" o nosso blogue alterando-lhe o visual... ;) Alteram-se umas coisas, mas continua-se a apostar no mais importante: Partilha, Estudo e Brincadeira... para que possamos aprender sempre um pouco mais! Portanto mãos à obra, pois "Saber é Poder"!!! ;) Hugs and Kisses
RSS

terça-feira, 4 de abril de 2017

constituintes da frase - aula

A frase pode ser composta por diversos elementos que formam grupos, os constituintes.
O grupo nominal (GN) é um grupo de palavras que tem como núcleo um nome ou pronome. Ex.: Aquele livro é interessante. Ela saiu cedo.
O grupo verbal (GV) tem como núcleo um verbo. Ex.: Ele viajou. Ele estuda diariamente.
O grupo preposicional (GPrep) tem como núcleo uma preposição. Surge muitas vezes integrado no GN ou no GV. Ex.: Ele estudou com a Ana. Ninguém vive sem sonhar.
O grupo adverbial (GAdv) tem como núcleo um advérbio. Insere-se com frequência no GV. Ex.: Ontem faltei à aula. Ele porta-se muito bem.
O grupo adjetival (GAjd) tem como núcleo um adjetivo e aparece integrado noutro grupo frásico. Ex.: A rapariga estava linda. A linda rapariga cortou o cabelo. A rapariga cortou o longo cabelo.
Pode ainda incluir outros elementos que lhe estão associados. Ex.: A rapariga estava muito linda. A rapariga, farta de se pentear, cortou o cabelo. A rapariga estava linda de morrer.


EXEMPLO:
Hoje (G.Adv) a viúva (G. N) permaneceu em casa (GV), devido ao temporal (G. Prep)

0 comentários:

Enviar um comentário