Sejam todos muito bem-vindos! Depois de um ano de sucesso é chegada a hora de "mimar" o nosso blogue alterando-lhe o visual... ;) Alteram-se umas coisas, mas continua-se a apostar no mais importante: Partilha, Estudo e Brincadeira... para que possamos aprender sempre um pouco mais! Portanto mãos à obra, pois "Saber é Poder"!!! ;) Hugs and Kisses
RSS

Páginas

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Fernando Pessoa...Biografia


Nascido a 13 de Junho de 1888, bem cedo ficou órfão de pai, vítima de tuberculose.
Devido ao 2.º casamento de sua mãe com o cônsul português em Durban , na África do Sul, foi nesse país que passou parte da sua infância e adolescência ( 1895 -1905) , tendo frequentado o ensino secundário no liceu de Durban.
Regressou definitivamente a Portugal em 1905, tendo frequentado, por breve período de tempo, o Curso Superior de Letras. Tendo falhado na tentativa de montar uma tipografia, dedicou-se à tradução de correspondência estrangeira ( a Língua Inglesa era, para si, praticamente uma 2.ª língua materna) para casas comerciais , dedicando o seu tempo livre aos estudos de filosofia, ciências humanas e políticas , bem como literatura moderna.
Em 1920, sua mãe, agora viúva, regressa a Portugal com seus irmãos e Fernando Pessoa passa então a residir com a família. É também nessa altura que conhece Ofélia Queiroz, por quem se apaixona , conforme testemunham as " Cartas de Amor de Fernando Pessoa". Esta relação interrompida e retomada, termina definitivamente em 1929. Uma década após a morte de sua mãe ( 1925) , morre Fernando Pessoa , vitima de problemas hepáticos, provavelmente causados pelo consumo excessivo de álcool. A 30 de Novembro de 1935 morre aquele que viria, anos mais tarde, a ser consagrado como um dos maiores poetas de Lingua Portuguesa . Reconhecido internacionalmente , Fernando Pessoa foi , é e será sempre o maior embaixador da Língua Portuguesa no Mundo .
Vivendo num círculo restrito de amigos, frequentando alguns dos mais conhecidos cafés da capital, envolve-se em discussões literárias e até políticas que lhe abrem as portas de algumas revistas que publicam os seus trabalhos. No entanto, só em 1915, com a colaboração de Mário de Sá- Carneiro , bem como de outros poetas e artistas plásticos , funda o grupo Orpheu e lança a revista com o mesmo nome e que vem a ser considerada como um marco do Modernismo Português. Participou simultaneamente noutras revistas, tendo inclusivamente desempenhado o cargo de sub-director das revista "Athena" e " Contemporânea", onde publicou alguns dos seus poemas, nomeadamente " Mar Português".
A sua obra, que permaneceu maioritaramente inédita, foi difundida e valorizada pelo grupo Presença. Em 1943 foram editadas as obras completas de Fernando Pessoa - ortónimo, bem como os textos poéticos dos seus 3 principais heterónimos - Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Concebidos por Fernando Pessoa como individualidades distintas da do autor, foi-lhes criada uma biografia , bem como um horóscopo individual. Ligados a alguns problemas centrais da sua obra , traduzem a consciência pessoal da fragmentação do eu "real" de Pessoa, nomeadamente ao nível da produção literária.

0 comentários:

Enviar um comentário