Sejam todos muito bem-vindos! Depois de um ano de sucesso é chegada a hora de "mimar" o nosso blogue alterando-lhe o visual... ;) Alteram-se umas coisas, mas continua-se a apostar no mais importante: Partilha, Estudo e Brincadeira... para que possamos aprender sempre um pouco mais! Portanto mãos à obra, pois "Saber é Poder"!!! ;) Hugs and Kisses
RSS

Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Novo Acordo Ortográfico



A partir de 1 de janeiro de 2012, o Novo Acordo Ortográfico será aplicado a todos os documentos oficiais. As novas regras ortográficas serão aplicadas ao Governo, organismos públicos, entidades e serviços que dele dependem, assim como à publicação no Diário da República.

Nas escolas, o Novo Acordo Ortográfico entra em vigor no início do ano letivo de 2011/2012
... Palavras que eram acentuadas deixaram de o ser, o hífen será suprimido em muitos vocábulos: hei de, hás de… (presente do indicativo do verbo haver); contrarrelógio, autorrádio, biorritmo… (quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começado por r ou s, devem estas consoantes duplicar-se; autoestrada, hidroelétrico, plurianual, antiaéreo… (quando o prefixo termina em vogal e segundo elemento começa por vogal diferente)....Este acordo não é etimológico, mas sim fonético, pelo que a maioria das consoantes que não se pronunciam não se escrevem como: ação, direto, ato, coleção, excecional, receção, Egito…, mas continua a escrever-se: egípcio, facto, olfacto, convicção, bactéria, pacto…Continua a usar-se o h quando se situa no início da palavra, como é o caso de: haver, habitante, húmido, hera, hoje, hora, homem…

Mas para melhor compreenderem este acordo cliquem em:

Para apoiar a implementação é adoptado o Vocabulário Ortográfico do Português, ferramenta de apoio à aplicação do novo Acordo Ortográfico e o conversor Lince como ferramenta de conversão ortográfica de texto para a nova grafia. 
Ambos estão acessíveis em:
Caso necessitem de mais material basta pedir!
Bjnhs ;)



0 comentários:

Enviar um comentário