Sejam todos muito bem-vindos! Depois de um ano de sucesso é chegada a hora de "mimar" o nosso blogue alterando-lhe o visual... ;) Alteram-se umas coisas, mas continua-se a apostar no mais importante: Partilha, Estudo e Brincadeira... para que possamos aprender sempre um pouco mais! Portanto mãos à obra, pois "Saber é Poder"!!! ;) Hugs and Kisses
RSS

Páginas

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Gramática: Verbo

VERBO:

(palavra que exprime ação, estado, qualidade, situando no tempo...)

Podem ter várias subclasses...


  • principais O Pedro estudou.
  • auxiliares (ter, haver, ser, ir, continuar, deixar, poder, dever...) O Pedro tem estudado.


  • intransitivos O bebé nasceu.
  • transitivos A Ana escreveu a carta. ( O verbo precisa de um complemento, ou a frase fica incorreta))
(...)


  • Em Português há 3 conjugações:
1ª, em -a cantAR
2ª, em -e bebER (e também PONERE>poer>PÔR)
3ª, em -i partIR


  • Variam em:
número singular e plural
pessoa 1ª, 2ª e 3ª do singular ou do plural (eu tu ele, nós vós eles)
modo:
1indicativo (real)

tempos simples e compostos (com verbo auxiliar ter)
presente eu canto
pret. perfeito eu cantei
pret perfeito composto eu tenho cantado
pret. imperfeito eu cantava
pret. mais-que-perfeito eu cantara
pret. mais-que-perfeito composto eu tinha cantado
futuro eu cantarei
futuro perfeito composto
eu terei cantado

2- condicional (condição) eu cantaria
condicional composto eu teria cantado

3- conjuntivo (hipótese)
presente que eu cante
pret. perfeito composto que eu tenha cantado
pret. imperfeito
prte. mais-que-perfeito composto se eu tivesse cantado
se eu cantasse
futuro quando eu cantar
futuro perfeito composto quando tiver cantado

4-imperativo (ordem, conselho, pedido) (só TU e VÓS) canta (tu), cantai (vós)

5infinitivo (a ideia em abstrato)
pessoal cantar eu, cantares tu...
pessoal composto ter cantado
impessoal cantar
impessoal composto ter cantado

6- gerúndio cantando
composto tendo cantado

7- particípio passado cantado

Atenção que há verbos com 2 formas de particípio passado ter aceitado/ser aceite...


  • Conjugação pronominal reflexa

Conjugação pronominal: lavar-se: eu lavo-me, tu lavas-te, ele ama-a, eles abraçam-se...

  • verbos defectivos (não se usam em todas as pessoas) nevar, chover, trovejar, haver...



0 comentários:

Enviar um comentário