Sejam todos muito bem-vindos! Depois de um ano de sucesso é chegada a hora de "mimar" o nosso blogue alterando-lhe o visual... ;) Alteram-se umas coisas, mas continua-se a apostar no mais importante: Partilha, Estudo e Brincadeira... para que possamos aprender sempre um pouco mais! Portanto mãos à obra, pois "Saber é Poder"!!! ;) Hugs and Kisses
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sexta-feira, 16 de junho de 2017

Histórias contadas

Hoje tivemos o pai do nosso Pica na escola...veio apresentar a sua guitarra portuguesa e tocar para nós, mas acabou por fazer ainda o que pedi que todos os pais fizessem para a atividade: Histórias contadas - falar do seu  percurso enquanto estudante e da importância do estudo ao longo da sua vida/carreira profissional!
Um excelente testemunho Sr Luís Guerreiro ;) Obrigada


Wikipédia:
"Luís Guerreiro é um guitarrista português, actualmente é um dos expoentes da guitarra portuguesa contemporânea.
Foi por influência do pai que se lhe despertou a curiosidade para este instrumento musical, e consequentemente para o fado, recebendo com apenas 10 anos pela mão deste, a sua primeira guitarra. Seguiu-se uma incursão numa academia de música em Alcoitão, onde veio a conhecer António Parreira, com quem começou a ter aulas particulares.
Surgiu em seguida a oportunidade de tocar no Forte Dom Rodrigo, inicialmente como convidado, posteriormente substituindo António Parreira sempre que este se encontrava ausente. E durante três anos consecutivos participou em concursos organizados pela Academia da Guitarra Portuguesa. Passou por algumas das principais casas de fado de Lisboa, incluindo Adega Machado. Tocou para fadistas como Maria Amélia Proença ou Celeste Rodrigues.
Em 2001 dá o seu primeiro concerto individual no CCB, tocando a sua guitarra portuguesa. No mesmo ano, surge o primeiro contacto com Mariza, vindo a integrar de forma permanente o elenco de músicos da artista a partir de Fevereiro de 2003.[1] Entre os palcos que já pisou como guitarrista de Mariza, constam o Royal Albert HallLondres, a Ópera de SydneySydney, o Grande Auditório do CCBLisboa, o Walt Disney Concert HallLos Angeles, o Carnegie HallNova Iorque, e o Pavilhão AtlânticoLisboa.
O trabalho de Luís Guerreiro ficou também documentado no museu do fado, num painel onde se exibem as fotos dos virtuosos da guitarra portuguesa, e no documentário da BBCMariza and the Story of Fado concretizado em 2005.
Luís Guerreiro acompanha em 2012 a fadista Carminho...."



quinta-feira, 8 de junho de 2017

Concurso Poesia a 3 línguas



Parabéns 
aos meus queridos alunos que tão bem representaram as suas turmas no concurso de Poesia a 3 Línguas, com as nossa Poesia a Brincar!

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Concurso: palavras voadoras



Parabéns
 ao nosso Martim Guerreiro que tão bem representou a sua turma no concurso!

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Outdoor classroom Day - 18 maio


O sucesso foi tal, que voltou a repetir-se... e nós não podíamos faltar! 
Desta vez, fez-se POESIA!
Excelente iniciativa. 
Os alunos adoram trabalhar ao ar livre, por isso vamos repetir muitas vezes até ao final do ano letivo :)





segunda-feira, 15 de maio de 2017

Para o teste de maio!

Meninos do 6ºC e E:

Cá vai:
1- Texto e perguntas sobre o texto;
2- Texto dramático (ato/cena/ indicações cénicas; caracterização física e psicológica, ...)
3- Gramática: palavras derivadas e compostas; funções sintáticas, vocativo, modificador do grupo verbal (nome, verbo, pronome, advérbio, preposição, adjectivo, tempos e modos verbais estudados...) frase simples e frase complexa;
4- Composição: um dos 3 temas:  carta familiar;  texto autobiográfico -Redige o texto, apresentando as informações por ordem cronológica, na primeira pessoa. Deves indicar os dados mais importantes da tua vida, procurando ser original.- ou outro tema surpresa!.  (de 140 a 200 palavras).


Robinson Crusoé - livro pdf /slideshare


quinta-feira, 4 de maio de 2017

texto poético - apontamentos escola virtual


quarta-feira, 3 de maio de 2017

texto poético

terça-feira, 2 de maio de 2017

texto poético

TEXTO POÉTICO
O texto poético apresenta-se, normalmente, em verso e tem como objectivo despertar a sensibilidade do leitor. Assim, a linguagem é mais expressiva, dando-se especial atenção ao ritmo e à musicalidade.
Chamamos poema a um texto escrito em verso.
Verso é cada uma das linhas de um poema.
Estrofe é um conjunto de versos. As estrofes são separadas por um espaço em branco. Uma estrofe pode ter um ou mais versos e um poema pode ter uma ou várias estrofes.
As estrofes são designadas de acordo com o número de versos que as compõem.

Número de versos
Estrofe
2
Dístico ou parelha
3
Terceto
4
Quadra
5
Quintilha ou quinteto
6
Sextilha ou sexteto
7
Septena, septilha ou hepteto
8
Oitava
9
Nona ou noneva
10
Décima

Nos poemas é frequente (mas não obrigatório) haver rima. A rima acontece quando dois ou mais versos terminam com sons iguais ou semelhantes.
Exemplo: Caracol, Caracol,
         Onde vais com tanto sol?

Etiquetas:

 (in http://segundociclo.webnode.pt/products/texto-poetico/)

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Concurso de leitura concelhio




Parabéns
à nossa querida Martinha Vasconcelos que tão bem representou a sua turma no concurso de leitura!!  (e à sua mãe que a acompanhou)

terça-feira, 25 de abril de 2017

25 de abril - Infominuto

terça-feira, 4 de abril de 2017

constituintes da frase - aula

A frase pode ser composta por diversos elementos que formam grupos, os constituintes.
O grupo nominal (GN) é um grupo de palavras que tem como núcleo um nome ou pronome. Ex.: Aquele livro é interessante. Ela saiu cedo.
O grupo verbal (GV) tem como núcleo um verbo. Ex.: Ele viajou. Ele estuda diariamente.
O grupo preposicional (GPrep) tem como núcleo uma preposição. Surge muitas vezes integrado no GN ou no GV. Ex.: Ele estudou com a Ana. Ninguém vive sem sonhar.
O grupo adverbial (GAdv) tem como núcleo um advérbio. Insere-se com frequência no GV. Ex.: Ontem faltei à aula. Ele porta-se muito bem.
O grupo adjetival (GAjd) tem como núcleo um adjetivo e aparece integrado noutro grupo frásico. Ex.: A rapariga estava linda. A linda rapariga cortou o cabelo. A rapariga cortou o longo cabelo.
Pode ainda incluir outros elementos que lhe estão associados. Ex.: A rapariga estava muito linda. A rapariga, farta de se pentear, cortou o cabelo. A rapariga estava linda de morrer.


EXEMPLO:
Hoje (G.Adv) a viúva (G. N) permaneceu em casa (GV), devido ao temporal (G. Prep)

quinta-feira, 30 de março de 2017

Semana da escola/agrupamento




Cá está o nosso contributo para a Semana do Agrupamento!
Pais/EE apareçam na nossa escola e visitem a exposição...tem trabalhos lindíssimos!

sexta-feira, 24 de março de 2017

Nesta pausa da Páscoa...

Meninos, desta vez o comentário que faço serve apenas para vos desejar um bom descanso e uma Santa Páscoa!!!
Aproveitem para rever a matéria, já que não enviei trabalhos de casa, e trazer muitas dúvidas no início do próximo período!!! /;)
 e LEIAM pf!!!

sexta-feira, 10 de março de 2017

Para o teste de gramática...

Revisões para a ficha de avaliação de Gramática

1- Verbos : copulativos/ principais/ auxiliares (p.212)
a)A Maria estava cansada. -> v. copulativo
b)A Maria foi ao cinema. -> V- principal
c) A Maria tinha feito o jantar, no dia anterior. -> V. auxiliar

        2- Verbos: Regulares / Irregulares ( p.214)
- V. Regulares -> O radical fica igual quando conjugamos o verbo.
Ex: sonhar; sonho; sonhei; sonhava; sonharei…
- V. Irregulares -> não mantém o radical igual quando é conjugado.
Ex: dizer; digo; direi…

3-Sujeito simples/ sujeito composto (p.224)
S. Simples -> só tem um grupo nominal;
Ex: Eu estou cansada.
S. Composto -> é constituído por mais do que um grupo nominal.
Ex: A Joana e a Rita estão cansadas.

4-Frase ativa/ Frase Passiva (p.223)
- Os alunos vieram pela estrada. -> F. ativa
- O trabalho será apresentado pelos professores.-> F. Passiva.

5- Vocativo (p.228)
- indica o interlocutor ( a quem nos dirigimos);
- separado sempre por vírgulas.
Ex: Maria, onde está a Rita?

6- Complemento Oblíquo ( p.226)
- é introduzido por G. Preposicional ou Adverbial;
- não pode ser retirado da frase, pois são exigidos por alguns verbos transitivos;
- não podem ser substituídos pelos pronomes LHE/LHES
Ex: Eles gostam de escrever.

7- Complemento Agente da Passiva (P. 226)
- função sintática desempenhada  por G. Preposicional, iniciada pela preposição POR;
- esta função sintática só surge nas frases passivas.
Ex: A composição foi escrita pelos alunos.

8- Predicativo do Sujeito (P. 226)
- O constituinte que se encontra À direita de um verbo  copulativo desempenha a função sintática de Predicativo do Sujeito;
- O Predicativo pode ser: um G. Nominal; um G. Preposicional; um G. Adverbial; um Adjetivo;
- Atribuem propriedades ao sujeito ou localizam-no.
Ex: Este livro é interessante.

9- Modificador (p.227)
- Não é selecionado pelo verbo, podendo  ser suprimido sem prejudicar o sentido da frase;
- Pode ter a forma de G. Preposicional ou G. Adverbial;
- Introduz novas informações na frase (ex: informação de tempo- ontem; de lugar – aqui; de modo – tranquilamente)
- Faz parte do predicado.
EX: O Manuel trabalha no Algarve.

10- Verbos: Tempos e Modos
- Modo indicativo;

- Modo imperativo: Ex: Marco, cala-te!

- Modo conjuntivo:
- é utilizado sempre que queremos falar de factos possíveis, desejos ou dúvidas;

- tem 3 tempos: Presente; Pretérito imperfeito; Futuro.

a) Presente – colocar QUE antes do pronome pessoal;
Ex: Espero que o Manuel arrume a sala.

b) Pretérito Imperfeito – Colocar SE antes do Pronome Pessoal;
EX: Reconhecerias o professor, se o visses?

c) Futuro – colocar QUANDO antes do Pronome Pessoal;
EX: Quando partires, sentirei a tua falta.


Tempos compostos… como se formam?
Para formar os verbos compostos conjugamos apenas o verbo auxiliar, enquanto o verbo principal fica sempre no particípio.

Os tempos compostos são os verbos auxiliares ter e haver ligados a um verbo principal no particípio, do qual resulta uma locução verbal.

Lembrem-se que o verbo principal fica sempre no particípio enquanto que o verbo auxiliar é que é conjugado no tempo pedido.

01) Pretérito Perfeito Composto do Indicativo:
Conjugar o verbo auxiliar ter ou haver no Presente do Indicativo e o principal no particípio, indica algo que tem ocorrido com frequência ultimamente.
Por exemplo:
Eu tenho estudado muito ultimamente.

02) Pretérito Mais-que-perfeito composto
O verbo auxiliar ter ou haver é conjugado no imperfeito do conjuntivo.
Exemplo:
tivesse brincado, tivesses brincado…
SE tivesses chegado mais cedo, terias ….





sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

DATAS IMPORTANTES!!!! - 6ºC

Não esquecer - 6ºC:


1- Apresentação dos trabalhos de Português e Inglês - de 24 a 31 de março;
2- Teste de compreensão literária - dia 3 de março (30minutos);
3- Teste de gramática - dia 6 de março (30 minutos);
4- Teste de Interpretação do oral - dia 6 de março (15 minutos)

Inglês:
5- Teste Reading comprehension - dia 7 de março;
6- Teste de grammar - dia 14 de março;
7- Teste de Listening - dia 21 de março.