Sejam todos muito bem-vindos! Depois de um ano de sucesso é chegada a hora de "mimar" o nosso blogue alterando-lhe o visual... ;) Alteram-se umas coisas, mas continua-se a apostar no mais importante: Partilha, Estudo e Brincadeira... para que possamos aprender sempre um pouco mais! Portanto mãos à obra, pois "Saber é Poder"!!! ;) Hugs and Kisses
RSS

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Atenção ao teste de Português

Atenção que o teste de Português é já no dia 2 de março.
Estudem muito bem a Unidade 4 - tudo!!!
GRamática a estudar é toda a que demos desde o início do ano!

Matriz:
Objetivos/descritores
Conteúdos
Cotações
Grupo I – Leitura
Ler e compreender um texto
expositivo/informativo;
Ler e compreender um verbete
de dicionário ou de enciclopédia.
Leitura
Características do texto;
Inferências;
Análise (escolha múltipla, ordenação,
correspondências, respostas diretas).
20%
Grupo II – Leitura, Educação Literária e Escrita
Ler e compreender um texto narrativo;
Caracterizar personagens;
Classificar o narrador de um texto,
quanto à sua presença;
Localizar a ação no tempo e no espaço;
Explicar o sentido de frases, provérbios
e/ou expressões idiomáticas;
Identificar recursos expressivos: comparação;
Identificar sentimentos evidenciados pelas
personagens;
Identificar sensações sugeridas;
Compreender a intenção do autor dos textos.
Leitura, Educação Literária e Escrita
Características e estrutura do texto narrativo;
Caracterização física e psicológica
de personagens;
Narrador participante e não participante;
Localização no tempo e no espaço;
Provérbios e expressões idiomáticas;
Recursos expressivos (comparação);
Sentimentos evidenciados;
Sensações sugeridas;
Intenção do autor.
30%
Grupo III – Gramática
Identificar funções sintáticas;
Identificar os paradigmas flexionais dos verbos
regulares (tempos simples);
Diferenciar frases ativas de frases passivas;
Conhecer as subclasses do verbo;
Distinguir os auxiliares dos tempos compostos
dos auxiliares da passiva;
Diferenciar frases simples de frases
complexas.
.
Gramática
Funções sintáticas;
Paradigmas flexionais dos verbos regulares
(tempos simples);
Frases ativas e frases passivas;
Subclasses do verbo (verbos principais,
verbos copulativos e verbos auxiliares);
Auxiliares dos tempos compostos
(ter e haver) e auxiliar da passiva (ser);
Frases simples e frases complexas.
20%
Grupo IV – Escrita
Produzir, correta e adequadamente, um texto,
a partir de um tema proposto;
Produzir um texto coerente e coes,
obedecendo a regras de encadeamento lógico
das partes que o integram; construção do
parágrafo e da frase; ortografia, pontuação,
sintaxe e vocabulário;
Respeitar as fases da escrita: planificação,
textualização e revisão.
Escrita
Texto orientado (texto narrativo).
30%

0 comentários:

Enviar um comentário