Sejam todos muito bem-vindos! Depois de um ano de sucesso é chegada a hora de "mimar" o nosso blogue alterando-lhe o visual... ;) Alteram-se umas coisas, mas continua-se a apostar no mais importante: Partilha, Estudo e Brincadeira... para que possamos aprender sempre um pouco mais! Portanto mãos à obra, pois "Saber é Poder"!!! ;) Hugs and Kisses
RSS

Páginas

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Frases simples e complexas



   frase pode ser constituída por uma ou mais orações.
            Uma oração é a unidade gramatical organizada à volta de um verbo.

            Frase simples é aquela que é constituída por uma única oração, contendo, portanto, um só verbo conjugado (apresenta, assim, apenas um sujeito e um predicado).

            Ex.: Os meus pais oferecem-me muitos livros.
                    Frase simples ou oração (um só verbo conjugado)

           
            Frase complexa é aquela que é constituída por duas ou mais orações. Apresenta, portanto, mais do que um predicado e muitas vezes mais do que um sujeito.

            Ex.: Os meus pais oferecem-me muitos livros   porque eu gosto muito de ler.
                                   Frase complexa  ( dois verbos conjugados)

                




0 comentários:

Enviar um comentário