Sejam todos muito bem-vindos! Depois de um ano de sucesso é chegada a hora de "mimar" o nosso blogue alterando-lhe o visual... ;) Alteram-se umas coisas, mas continua-se a apostar no mais importante: Partilha, Estudo e Brincadeira... para que possamos aprender sempre um pouco mais! Portanto mãos à obra, pois "Saber é Poder"!!! ;) Hugs and Kisses
RSS

Páginas

terça-feira, 1 de novembro de 2016

texto expositivo

Exemplo de um excerto de um texto expositivo :


Cientistas encontram pela primeira vez no Algarve mexilhão nativo de África
Um grupo de investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) descobriu no Algarve, pela primeira vez, o mexilhão castanho, espécie nativa de África.
Os animais, da espécie Perna perna, foram detetados em Julho de 2011 pela investigadora Carla Lourenço na zona de Vilamoura e Ilha do Farol, “tendo sido a primeira vez que este mexilhão foi encontrado nas zonas costeiras Atlânticas que banham o continente europeu”, segundo um comunicado da Universidade do Algarve.

O mexilhão castanho
é bem diferente da espécie abundante nas águas portuguesas, o mexilhão azul Mytilus galloprovincialis. Além de ter cor castanha, a forma das conchas do mexilhão de África é diferente, escrevem os autores do artigo publicado em Abril, na revista Marine Biodiversity Records.

“Tendo em conta o aquecimento global e o aumento da temperatura da superfície do mar, a espécie terá expandido a sua distribuição para o continente europeu a partir do anterior limite norte da sua distribuição africana, na zona costeira de Marrocos”, sugerem os autores do estudo.


 Adaptado de http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1545485 a 10/05/2012 (adaptado)


Regista alguns dos aspetos que encontraste nesta exposição:
Linguagem objetiva e clara;
Utilização do verbo ter e do verbo ser;
Uso do modo indicativo;
Ausência de opiniões pessoais

0 comentários:

Enviar um comentário