Sejam todos muito bem-vindos! Depois de um ano de sucesso é chegada a hora de "mimar" o nosso blogue alterando-lhe o visual... ;) Alteram-se umas coisas, mas continua-se a apostar no mais importante: Partilha, Estudo e Brincadeira... para que possamos aprender sempre um pouco mais! Portanto mãos à obra, pois "Saber é Poder"!!! ;) Hugs and Kisses
RSS

Páginas

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Nau Catrineta - trabalho da aula

1.1.   nau: antigo navio de vela, de armação redonda, com dois a quatro mastros principais, de borda alta e com grande calado, com castelos de proa e popa elevados, utilizado na marinha de guerra ou mercante.


3.As personagens principais são o capitão-general e o marujinho (o gajeiro). Ambas se encontram no mar, a bordo da nau Catrineta.

4.1. O que os obrigou a tirar à sorte quem haviam de matar foi a fome, pois já “não tinham de comer”, dado que “passava mais de ano e dia” que andavam no mar.

5. O capitão-general tentou escapar à morte, pedindo ao gajeiro que subisse ao mastro a ver se já se avistava terra.

6.1. Propôs-lhe a filha mais formosa em casamento, muito dinheiro, o seu cavalo branco e a nau Catrineta.
6.2. A única recompensa que o gajeiro desejava era a alma do capitão- -general.
6.3. O gajeiro era o diabo.

7. O capitão-general foi salvo por um anjo quando se atirou ao mar; o gajeiro estourou.

 8.1.
1.º painel  - vv. 5-24 – corresponde à situação inicial: os marinheiros estão à volta da mesa com os pratos vazios; o capitão deseja fugir à morte (há um cavaleiro negro e o diabo desenhados na vela), pedindo ao gajeiro que veja se avista terra.

2.º painel - vv. 25-64 – corresponde ao desenvolvimento da ação: no lado direito do painel veem-se as filhas do capitão-general e um cavalo branco, ilustrando algumas das promessas do capitão-general ao gajeiro; no canto inferior esquerdo, está representado o anjo que irá salvar o capitão.

3.º painel - vv. 65-70 – corresponde ao desenlace: no canto superior direito estão representados o anjo e o diabo, indicando a sua postura o vencedor e o vencido; é noite e a nau está em terra, bem como os marinheiros; no centro, vê-se o capitão- -general abraçado às suas três filhas.



0 comentários:

Enviar um comentário