Sejam todos muito bem-vindos! Depois de um ano de sucesso é chegada a hora de "mimar" o nosso blogue alterando-lhe o visual... ;) Alteram-se umas coisas, mas continua-se a apostar no mais importante: Partilha, Estudo e Brincadeira... para que possamos aprender sempre um pouco mais! Portanto mãos à obra, pois "Saber é Poder"!!! ;) Hugs and Kisses
RSS

Páginas

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

texto informativo - a sardinha


A sardinha é popular, porque é um símbolo da tradição gastronómica de Portugal.
Para além de ser de fácil confecção, toda a gente gosta e é saudável.
Vários artistas tornaram-na símbolo das festas populares, como é exemplo o Santo António / Santos Populares. Quer seja em feiras medievais, quer seja num restaurante, em qualquer região de Portugal, se come a famosa sardinha assada – prato típico muito apreciado.
O nome "sardinha" vem da ilha Sardenha, onde, um dia, já foram abundantes.
As sardinhas ou manjuas são peixes da família Clupeidae.
Geralmente de pequenas dimensões (10–15 cm de comprimento), – de coloração prateada, escamosos e pelágicos, ou seja, vivem no mar, em águas rasas, em grandes cardumes.
A sardinha capturada na costa Portuguesa é a única espécie de peixe em toda a Península Ibérica a obter a certificação de qualidade, como resposta às preocupações sobre a sustentabilidade dos recursos. A sardinha Portuguesa é pescada legalmente por quase meia centena em média de embarcações em todo país.
As propriedades nutritivas da sardinha são enormes, mas ainda pouco conhecidas pela maioria da população. Esses peixes são ricos em diversas substâncias, das quais se destaca o ácido graxo ômega-3, encontrado também no salmão.

Por fim, e por tudo o que foi referido, a existência de sardinha na costa portuguesa e a facilidade da sua confeção tornam este peixe um dos símbolos gastronómicos de Portugal.


0 comentários:

Enviar um comentário