Sejam todos muito bem-vindos! Depois de um ano de sucesso é chegada a hora de "mimar" o nosso blogue alterando-lhe o visual... ;) Alteram-se umas coisas, mas continua-se a apostar no mais importante: Partilha, Estudo e Brincadeira... para que possamos aprender sempre um pouco mais! Portanto mãos à obra, pois "Saber é Poder"!!! ;) Hugs and Kisses
RSS

Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

texto instrucional - receita

Bolos Lêvedos das Furnas
Ingredientes:
1 Kg de farinha de trigo;
250 g de açúcar;
250 g de manteiga;
20 g de fermento de padeiro;
Leite q.b.
Modo de confeção:
Peneire  a farinha com o açúcar e faça um buraco no meio, onde coloca o fermento, dissolvido em leite morno. Misture e junte, então, a manteiga derretida. Amasse de seguida, até obter um preparado com a consistência da massa de pão, e deixe levedar durante 8 horas.
Faça bolos do tamanho aproximado de uma laranja. Disponha-os sobre toalhas enfarinhadas. Tape-os e deixe-os levedar novamente, cerca de mais 4 horas.  Depois estenda-os de forma a se assemelharem a discos, colocando-os, de seguida numa sertã, previamente polvilhada de farinha, e deixando cozinhar de um lado e do outro.

---------------------------------------
Regista  os principais aspetos que encontramos num texto instrucional:
     Recurso a  títulos e subtítulos;   
Uso do modo imperativo ou conjuntivo;
Uso adequado das formas de tratamento de segunda ou de    terceira pessoa;
Emprego de advérbios ou locuções adverbiais (cuidadosamente, lentamente, ...);
Exemplos de textos instrucionais: receitas, bulas de medicamentos, manual de instruções de um equipamento, regras de jogo, entre outros.

0 comentários:

Enviar um comentário